domingo, 29 de maio de 2011

Como o diabetes tipo 2 pode ser prevenido em crianças e adolescentes?

Crianças e adolescentes, assim como os adultos, com presença de fatores de risco para diabetes devem fazer exames frequentes, tanto o de glicose sanguínea em jejum quanto o teste oral de tolerância a glicose.

Jovens a partir de 10 anos de idade, ou após a puberdade (caso ocorra precocemente) devem ser examinados a cada três anos caso haja presença de sobrepeso (índice de massa corporal para idade e gênero acima do percentil 85, peso para altura acima do percentil 85, ou peso maior que 120% do ideal para a altura), e mais dois dos fatores de risco descritos abaixo:

- Histórico familiar de diabetes tipo 2 (em parentes de primeiro ou segundo grau);

- Sinais de resistência à insulina ou condições associadas com a resistência à insulina (acanthosis nigricans, hipertensão, dislipidemia, síndrome do ovário policístico, ou se o jovem foi considerado pequeno para a idade gestacional ao nascer);

- História materna de diabetes ou diabetes gestacional.

Embora o diabetes tipo 2 seja raro na população pediátrica em geral, a incidência da doença vem crescendo na última década. Por isso, o controle bioquímico permitirá o diagnóstico precoce da doença, e até mesmo a sua prevenção. Quando necessário deve ser realizado o acompanhamento nutricional focando modificações dietéticas e de estilo de vida.


Bibliografia (s)

American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes—2010. Diabetes Care. 2010;33(1):S11-S61. Disponível em: http://care.diabetesjournals.org/content/33/Supplement_1/S11.full.pdf+html. Acessado em: 11/05/2010.

Fonte: http://www.nutritotal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário